quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tradições


Riqueza de sabores
por Kelly Brígida e Wilma Soares


É a cerveja gelada no balcão, um abacaxi oferecido pelo freguês, o colorido das pimentas, o saboroso jiló em meio a bifes e o famoso queijo Minas. Essas são algumas das tradições mineiras encontradas no Mercado Central de Belo Horizonte. Tradições vivas, que refletem na identidade da capital, e contribui para que a memória do Mercado não se perca.
Com tantas riquezas e diversidades, o Mercado já virou ponto turístico para quem vem visitar a cidade, e também, para os próprios belo-horizontinos, que utilizam o local para promover eventos de integração social. Além de degustar os famosos pratos que ficaram conhecidos por todos os freqüentadores, não poderia deixar de mencionar o Festival da Cachaça do Mercado Central. O ultimo festival aconteceu em agosto deste ano e atraiu público de todo os lugares do país. Foram mais de 35 marcas de aguardentes participantes.

O Mercado também abriga diversos bares e, entre eles, está o Bar da Lora, vencedor do Comida di Buteco 2010 com o prato “Pura garra da lora”, um garrão com molho de Malzbier acompanhado com purê de mandioca, queijo, jiló na chapa e lingüiça. É aos sábados e domingos, o mercado vira ponto de encontro de “butequeiros”. Não estranhe o fato de todos ficarem de pé nos corredores do mercado. Isto também faz parte da tradição.

 A tradição do Mercado é um fator importante na economia, na cultura e na representatividade no turismo local. Confira abaixo uns dos pratos tradicionais e mais experimentados no Mercado.

Fígado acebolado com jiló
1/4 de xícara de óleo
500 g de fígado de boi cortado em iscas
3 dentes de alho picados
1 cebola cortada em rodelas finas
200 g de jiló descascado e cortados em rodelas bem finas
molho inglês
sal
molho de pimenta
salsinha picada
Modo de preparo:
Frite o fígado no óleo, antes de dourar coloque o alho, a cebola e o jiló e deixe fritar por uns 3 minutos, coloque o sal, o molho de pimenta, o molho inglês e deixe no fogo baixo mais uns 5 minutos, coloque a salsinha e sirva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário